SACO INVEST

Fórum da Saco Invest
 
HomeHome  FAQFAQ  SearchSearch  RegisterRegister  MemberlistMemberlist  UsergroupsUsergroups  Log in  

Share | 
 

 Pão de Açúcar deve comprar Assai para encostar no Carrefour

View previous topic View next topic Go down 
AuthorMessage
gastaoss



Number of posts : 440
Registration date : 2007-07-01

PostSubject: Pão de Açúcar deve comprar Assai para encostar no Carrefour   Thu Nov 01, 2007 8:54 am

Pão de Açúcar deve comprar Assai para encostar no Carrefour | 31.10.2007 | 13h14
Com aquisição, rede de Abilio Diniz entra em segmento que mais cresce no varejo

PublicidadePor Tiago Lethbridge e Melina CostaEXAME
O Pão de Açúcar, segundo maior varejista de alimentos do país, está concluindo a compra da rede atacadista Assai, de São Paulo. O Assai fatura cerca de um bilhão de reais. Estima-se que a aquisição custe aproximadamente 400 milhões de reais. Segundo EXAME apurou, as negociações estão em sua fase final e o anúncio pode ser feito ainda hoje. Na manhã desta quarta-feira, funcionários do Pão de Açúcar já visitavam unidades do Assai para iniciar o processo de absorção. Procurado, o Pão de Açúcar não se manifestou sobre o assunto.

O Assai foi fundado em 1974 e tem 14 lojas espalhadas pelo estado de São Paulo. Com a aquisição, a rede de Abilio Diniz volta a encostar na liderança do setor, perdida em abril para o Carrefour — quando os franceses compraram a rede Atacadão. Somadas, as receitas de Carrefour e Atacadão no ano passado atingem 17,9 bilhões de reais. Pão de Açúcar e Assai chegariam a cerca de 17,6 bilhões de reais em receitas.

Para o Pão de Açúcar, porém, a compra do Assai significa muito mais que a volta à briga pelo primeiro lugar. A rede era a única das três grandes que não tinha nenhuma participação no segmento de mercado que mais cresce no varejo brasileiro: o formato cash and carry, também conhecido como "atacarejo". Com lojas simples e preços baixos, essas redes atraem consumidores de baixa renda e pequenos comerciantes -- e, mais importante, crescem a taxas que chegam a dois dígitos. Enquanto isso, os super e hipermercados tradicionais vêm tendo baixíssimo crescimento no país.

A compra do Atacadão, que faturava cerca de 5 bilhões de reais, tornou o Carrefour o líder absoluto nessa faixa. O Wal-Mart, terceiro maior do país, também conta com um modelo semelhante no sul do país, a rede Maxxi, e pretende levá-la a outras regiões do país para impulsionar seu crescimento. Até agora, somente o Pão de Açúcar ficava de fora desse nicho.

O Pão de Açúcar foi um dos favoritos à compra do Atacadão, mas perdeu na reta final e não conseguiu entrar no "atacarejo". Nos últimos anos, a rede vem fazendo reestruturações em série com objetivo de aumentar a rentabilidade e crescer. Os resultados, porém, têm decepcionados os investidores: as ações do Pão de Açúcar estão entre as de pior desempenho entre aquelas que compõem o Ibovespa.
Back to top Go down
View user profile
 
Pão de Açúcar deve comprar Assai para encostar no Carrefour
View previous topic View next topic Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Ruchiraananee ahanna ekapaara maa maranna
» Ane Deviyane..obege asiwadaya udavi me cse eketa...
» Is PARA.N0000 (PARAGON CEYLON PLC) Goood to collect at this time?
» Sri Lanka stocks end firmer at over 1-week high; Keells leads
» Sri Lanka Newspapers - 04/01/2012

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
SACO INVEST :: SACO INVEST-
Jump to: