SACO INVEST
Would you like to react to this message? Create an account in a few clicks or log in to continue.
SACO INVEST

Fórum da Saco Invest
 
HomeHome  SearchSearch  Latest imagesLatest images  RegisterRegister  Log in  

 

 Empresas brasileiras perdem US$ 209,7 bilhões em valor de me

Go down 
AuthorMessage
gastaoss




Number of posts : 440
Registration date : 2007-07-01

Empresas brasileiras perdem US$ 209,7 bilhões em valor de me Empty
PostSubject: Empresas brasileiras perdem US$ 209,7 bilhões em valor de me   Empresas brasileiras perdem US$ 209,7 bilhões em valor de me Icon_minitimeThu Aug 16, 2007 12:17 pm

Empresas brasileiras perdem US$ 209,7 bilhões em valor de mercado
Publicidade
CAMILA MARQUES
da Folha Online

As 316 empresas brasileiras de capital aberto perderam US$ 209,7 bilhões em valor de mercado desde 19 de julho, dia em que o Ibovespa, principal índice da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), atingiu sua pontuação máxima. O levantamento, feito pela consultoria Economática, leva em conta os números até o fechamento de quarta-feira (15), quando o índice caiu mais de 3% e voltou a operar abaixo de 50.000 pontos.

A insegurança nos mercados globais sobre a extensão dos problemas com a oferta de crédito no mercado imobiliário norte-americano tem gerado perdas expressivas pelas Bolsas ao redor do mundo nos últimos dias.

O estopim foi a notícia de que o banco francês BNP Paribas, um dos principais da Europa, havia congelado o saque de três de seus fundos de investimentos que tinham recursos aplicados em créditos gerados a partir de operações hipotecárias nos EUA.

No México, cujo mercado é o segundo mais importante da América Latina, as perdas são da ordem de US$ 65,8 bilhões. No mercado latino-americano como um todo, que engloba 775 empresas de sete países (México, Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Brasil), as perdas chegam a US$ 322,2 bilhões.

No mesmo período, as 1.204 maiores empresas dos Estados Unidos, por valores de mercado, perderam US$ 1,651,1 trilhão, montante superior a todo o valor das 775 empresas latino-americanas incluídas no levantamento.

Segundo a pesquisa da Economática, as cinco maiores quedas das empresas americanas (Exxon Móbil, General Electric, Microsoft Corp, Citigroup e Chevron Texaco) acumulam perdas de US$ 190,1 bilhões, quase o mesmo registrado pelo Brasil.

Com as perdas registradas neste semana, o Ibovespa, por exemplo, acumula no ano valorização de apenas 10,8%, ante alta de 21,83% que o índice detinha no dia 31 de julho, segundo mês do ano que a Bolsa encerrou em queda (-0,39). Antes disso, a Bolsa só havia ficado negativa em fevereiro. Hoje, a queda chega a mais de 5%.

Na Ásia, a Bolsa de Tóquio fechou a quinta-feira com baixa de 2,03%, enquanto as principais Bolsas da Europa e dos EUA operam em território negativo.
Back to top Go down
 
Empresas brasileiras perdem US$ 209,7 bilhões em valor de me
Back to top 
Page 1 of 1

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
SACO INVEST :: SACO INVEST-
Jump to: