SACO INVEST

Fórum da Saco Invest
 
HomeHome  FAQFAQ  SearchSearch  RegisterRegister  MemberlistMemberlist  UsergroupsUsergroups  Log in  

Share | 
 

 'Moral hazard'

View previous topic View next topic Go down 
AuthorMessage
gastaoss



Number of posts : 440
Registration date : 2007-07-01

PostSubject: 'Moral hazard'   Wed Aug 29, 2007 12:16 pm

OPINIÃO
Publicado 13 Agosto 2007





Camilo Lourenço


'Moral hazard'

camilolourenco@gmail.com








1987... 1997... 2007. Parece sina. De dez em dez anos (mais mês, menos mês), os mercados financeiros apanham um susto. Embora por razões diferentes. Em 1987 foi o défice da balança comercial dos EUA. Em 1997 foi a crise cambial asiática. Agora é a crise do crédito imobiliário de alto risco. Parece sina... mas não é. É apenas o tempo necessário para os mercados digerirem os excesssos que eles próprios vão criando. Qual o impacto desta crise na economia mundial? Provavelmente pequeno. Porque o


1987... 1997... 2007. Parece sina. De dez em dez anos (mais mês, menos mês), os mercados financeiros apanham um susto. Embora por razões diferentes. Em 1987 foi o défice da balança comercial dos EUA. Em 1997 foi a crise cambial asiática.
Agora é a crise do crédito imobiliário de alto risco. Parece sina... mas não é. É apenas o tempo necessário para os mercados digerirem os excesssos que eles próprios vão criando.
Qual o impacto desta crise na economia mundial? Provavelmente pequeno. Porque os bancos centrais aprenderam com a lição de 1929 (deixam os mercados entregues a si próprios).
Por isso é que já injectaram mais de 150 mil milhões de euros. Porque como esta é uma crise de liquidez, se não faltar dinheiro para acalmar os investidores, em poucas semanas a confiança regressa.
O problema é saber até onde deve ir a intervenção dos bancos centrais. Deve ficar-se pela injecção de liquidez ou baixar os juros? A segunda não é opção. Os bancos centrais ainda não se esqueceram de 1987: quando os mercados acalmaram, não absorveram o excesso de moeda.
E a inflação que daí resultou propiciou a recessão de 1991. Mas há outra razão para não baixar os juros: não premiar o infractor ('moral hazard'). Quem provocou a crise deve fechar portas (se for caso disso). Para não habituar os mercados à ideia de que o crime compensa.
Back to top Go down
View user profile
 
'Moral hazard'
View previous topic View next topic Back to top 
Page 1 of 1
 Similar topics
-
» Moral suasion softens rupee's fall
» Moral of captain transaction
» Sri Lanka - Ranil Regime may allow Volkswagen to Commit 'Environmetal Hazard and 'Emission Test' Fraud in Sri Lanka with a Volkswagen Deal with Ranil? - Report

Permissions in this forum:You cannot reply to topics in this forum
SACO INVEST :: SACO INVEST-
Jump to: